PE. ALBINO SELLA (1874-1944)

69 anos

Pe. Albino Sela nasceu em Laghi (região vêneta, província de Vicenza, Itália) aos 28 de outubro de 1874. Entrou em Verona aos 28.10.1886. Começou o noviciado aos 08.11.1891 e professou pela primeira vez aos 09.11.1892. Fez a profissão perpétua aos 12.11.1895 e foi ordenado sacerdote aos 18 de dezembro de 1897 em Verona.
Veio para o Brasil aos 03 de novembro de 1920.
Pe. Albino foi o homem certo que Deus enviou ao Brasil na hora certa e com os companheiros certos (Pe. Tondin e Ir. Carlos). A fundação que periclitava, em menos de 5 anos inaugurava uma Escola Apostólica. Não é sem motivo que ele é chamado por muitos a "alma da fundação brasileira".
Homem de visão profunda, soube perceber na confusão do dia a dia a claridade do futuro. Nos momentos mais difíceis tomou a direção certa. Nele todas as virtudes brilhavam junto com o bom senso e a prudência.
Na Itália trabalhou muito na formação dos nossos estudantes e foi Conselheiro geral.
No Brasil exerceu o ministério em Rio Claro - SP, Uberaba - MG e Ribeirão Preto - SP.
Foi o primeiro Visitador Ordinário, mestre de noviços, vigário, conselheiro provincial.
Eleito Conselheiro geral, não assumiu o cargo. Toda sua dedicação foi orientada para adaptar os estigmatinos à realidade brasileira, solidificando a fundação e lançando os alicerces da futura Província.
Sacerdote prudente, humilde, zeloso, trabalhador, "profeta”, religioso exemplar, querido e respeitado dentro e fora da Congregação. Por seu Diário sabemos que também sofreu muito interiormente. Ao sofrimento moral, no fim da vida, sobrevieram as dores físicas. Um problema na bexiga obrigou-o a dolorosa cirurgia e o levou para o descanso eterno aos 27 de setembro de 1944.