PE. HECTOR MIGUEL RIVAS LEIVA (1928-2001)

73 anos

Foi o primeiro padre estigmatino do Chile, ordenado quando tinha 60 anos aos 8 de janeiro de 1989 em Santiago do Chile.
Nasceu em Chol-Chol, Chile, aos 17 de janeiro de 1928. Miguel era um leigo dedicado, ministro extraordinário da Eucaristia, conhecido em toda a paróquia por sua generosidade e pelo bem que fazia, sobretudo ao povo simples e pobre da periferia.
Entrou na Congregação aos 11 de fevereiro de 1982, em Santiago. Fez o noviciado no Brasil (1984-85), emitiu a profissão perpétua em 23 de janeiro de 1988.
Nos primeiros anos de ministério Pe. Miguel trabalhou em Santiago, na paróquia Divino Redentor; depois em El Belloto e, finalmente, a partir de 1997 na paróquia de Lolol, onde permaneceu até o fim da vida.
Pe. Miguel era de caráter expansivo e acolhedor, amava o ministério de estar próximo dos doentes e das pessoas simples que o procuravam para um conselho ou ouvir uma boa palavra. Comunicava-se bem com o povo. Muito fiel e zeloso por tudo o que dizia respeito à Igreja.
De caráter rígido e de linha conservadora, tinha personalidade forte e determinada. Foi uma coluna de sustentação na fundação estigmatina do Chile e nutria grande amor pela Congregação.
Sofria de problemas cardíacos, que o levaram ao encontro do Pai na manhã do dia 12 de setembro de 2000.
Está sepultado no cemitério metropolitano de Santiago do Chile.
É o primeiro a falecer dos estigmatinos chilenos.