PE. HENRIQUE ADAMI (1883-1973)

89 anos

Pe. Henrique trabalhou no Brasil, China, Itália e Estados Unidos. Não obstante os quase noventa anos, até poucas semanas antes de ser internado no hospital, conservou perfeita lucidez mental e constante vivacidade e serenidade de espírito.
Foi um dos confrades que, no começo do século, com grande dose de audácia e de otimismo carismático, deram início a novas fundações na Congregação estigmatina. Nasceu em São Massimo (província de Verona, Itália), no dia 16 de novembro de 1883; entrou como aspirante, no dia 02 de novembro de 1897. Fez o noviciado em Trento, em 1900; emitiu a profissão perpétua no dia 25 de janeiro de 1905. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1907.
Depois de alguns anos de ministério, na Itália, aliando-se a Pe. Alexandre Grigolli em 1910, dispôs-se a vir ao Brasil para fundar uma Missão. Juntos com Ir. Domingos Valzacchi foram os pioneiros que lançaram o primeiro fundamento da Congregação no Brasil.
Em 1925, sabendo do plano corajoso de Pe. Fantozzi, que com Pe. Martina e outros estigmatinos queriam abrir uma missão na China, Pe. Adami uniu-se a eles. Ao voltar da China, em 1935, como representante dos missionários no Capitulo Geral, não teve mais disposição de regressar para a Missão.
Partiu, então, para os Estados Unidos, onde fez uma série de pregações em nossas paróquias e outras comunidades com numerosos imigrantes italianos.
Terminada a guerra, em 1946, voltou para a Itália envelhecido e desejoso de descanso. Ainda por 15 anos dedicou-se à pregação e animação missionária.
A paralisia o impediu de trabalhar. Contudo, o conforto da celebração da missa, a fraterna amizade e a assistência dos confrades ajudaram-no a esperar com confiança, a hora do encontro definitivo com Deus.
Faleceu em Verona no dia 23 de setembro de 1973.